O desejo de mudar de profissão atinge a maioria dos profissionais, desde os recém-chegados no mercado até aqueles mais experientes. No entanto, tomar essa decisão exige coragem e planejamento. Não é à toa que poucos profissionais conseguem seguir adiante para mudar de carreira.
De acordo com especialistas, o primeiro passo para mudar de profissão é realizar uma autoanálise para saber se a insatisfação é com o ambiente de trabalho ou com a área de atuação como um todo. É bastante comum desempenhar funções que são do gosto pessoal, mas em um ambiente tóxico e desgastante. A partir dessa análise, é possível dar prosseguimento ao passo a passo para mudar de carreira. Confira algumas dicas:
Uma mudança dessa magnitude deve ser bem pensada e organizada. Para não correr riscos desnecessários, pesquise sobre as possibilidades que a nova profissão pode trazer para você. Informe-se sobre o mercado de trabalho, as habilidades requeridas nos profissionais da área e, se possível, converse com quem já atua no segmento. Antecipe as suas ações e esteja preparado (a) para os desafios da carreira.
O planejamento é o diferencial para ultrapassar essa fase com sucesso. Coloque no papel tudo o que será necessário para chegar na posição desejada. Quais cursos serão necessários? Como se preparar financeiramente? E a rotina pessoal? Tudo isso deve constar no planejamento.
Estabeleça metas com prazos específicos para cada tarefa e sempre verifique se os planos estão sendo colocados em prática. Caso necessário, realize uma avaliação e modifique as atividades necessárias para alcançar a nova profissão.
Mudar de profissão exigirá uma qualificação específica para o profissional compreender as novas atividades que precisará desempenhar. Verifique as melhores opções, como curso de inglês, curso técnico, uma nova graduação ou pós-graduação.
Como o investimento financeiro costuma ser um fator desmotivador, uma oportunidade para lidar com o orçamento é aderir a uma bolsa de estudo com desconto nas mensalidades. O Educa Mais Brasil disponibiliza descontos para diferentes modalidades de ensino e pode auxiliar ao longo da mudança de profissão.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do programa de inclusão educacional. Você pode pesquisar por cursos de graduação com bolsas de estudo ou pelas faculdades e universidades parceiras do Educa Mais Brasil em sua região.
As dicas acima podem ser aproveitadas por quem deseja mudar de profissão aos 35 anos ou depois dos 50.