O Imposto de Renda 2019 teve início em 06/03/2019 e já conta com mais 300 mil declarações recebidas pela Receita Federal. Declarar o imposto é uma atividade que anualmente atormenta os brasileiros.
Dúvidas sobre o procedimento são bastante comuns, mesmo com as informações disponibilizadas no site da Receita Federal, nos portais de notícias e nas faculdades que disponibilizam a declaração de impostos gratuitamente.
Por ser um procedimento que exige atenção aos mínimos detalhes, ainda é comum que as pessoas caiam na temida malha fina do imposto de renda por pequenos deslizes durante a sua declaração.
Os contadores são profissionais formados que ao longo de quatro anos são qualificados para cuidar das contas e finanças das empresas e pessoas físicas. Ainda na graduação os estudantes são preparados para conhecer a legislação tributária brasileira e compreender como os impostos são cobrados para pessoas físicas e jurídicas.
Por isso a atuação desse profissional pode ser decisiva para diminuir os riscos de problemas na declaração. Preencher os dados solicitados requer atenção e conhecimentos específicos, e ter o auxílio de um contador pode ser essencial para quem ainda não tem segurança suficiente para realizar esse tipo de procedimento por conta própria.
Ao escolher o profissional, verifique o seu registro junto ao Conselho Federal de Contabilidade. O órgão é responsável pela fiscalização do exercício da profissão, buscar melhorias para os profissionais e estabelecer normas e princípios a serem seguidos por todos os contadores.