Durante muito tempo o curso técnico foi considerado como uma das principais qualificações profissionais. Ao longo dos anos, o mercado de trabalho passou por diferentes transformações e alta competitividade e flexibilidade tem sido suas características mais marcantes. Devido a essa mudança, a qualificação necessária para uma carreira de sucesso tem sido cada vez maior, por isso é comum o questionamento se ainda vale a pena fazer um curso técnico.
O curso técnico é definido pelo Ministério da Educação como uma qualificação de nível médio que pode ser desenvolvida em dois modelos: concomitante ao ensino médio ou após a finalização dessa etapa. Os cursos técnicos têm duração média de até dois anos, por isso são considerados uma formação de curta duração.
Os técnicos são constituídos por eixos formativos com disciplinas que proporcionam uma formação atualizada e voltada para o mercado de trabalho. A principal característica do curso técnico é a preparação do estudante para ingressar rapidamente no mercado de trabalho, proporcionando conhecimentos práticos, objetivos e voltados a áreas especificas.
Por esse motivo, ainda vale a pena fazer um curso técnico. Se você busca uma rápida qualificação e um caminho mais curto entre o ensino médio e o mercado profissional, a formação técnica possibilita grandes oportunidades. As áreas mais populares são a de saúde e de tecnologia. É importante que posteriormente o profissional possa buscar outras oportunidades para ampliar a sua qualificação, seja com curso de idiomas, uma graduação bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, ou até mesmo uma especialização para técnicos.
Se você tem interesse em dar início a sua preparação através de um curso técnico, uma dica é buscar instituições reconhecidas pela Secretaria de Educação do seu estado e que disponibilizem bolsas de estudo com descontos na mensalidade. Para facilitar a sua busca, o Educa Mais Brasil é parceiro das melhores escolas técnicas e, através de uma inscrição gratuita no site do programa, é possível conseguir descontos de até 70%.