Voltar a estudar depois dos 40 pode ser um desafio e, à primeira vista, pode até mesmo parecer impossível. A necessidade de conciliar as atividades familiares e do trabalho com os estudos costuma desanimar quem tem interesse em retomar os estudos e investir no crescimento pessoal e profissional. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como voltar a estudar depois dos 40. Antes, é necessário comentar a importância dos estudos, independentemente da idade.
Conhecer os benefícios de voltar a estudar é importante para as pessoas que ainda estão em dúvida se realmente devem dar início a essa jornada. Os ganhos envolvem tanto a vida pessoal como a profissional, já que a educação é um campo significativo para o desenvolvimento humano. Dessa forma, voltar a estudar:
– Melhora a autoestima;- Aumenta a socialização; – Desenvolvimento pessoal;- Crescimento profissional;
O primeiro passo para voltar a estudar depois dos 40 é saber a etapa em que a educação regular foi interrompida e as alternativas disponíveis para concluí-la. Quem não finalizou a educação básica, pode verificar como conseguir o certificado de conclusão da educação do ensino médio e optar pela alternativa que corresponda as suas necessidades.
Mas eu concluí o ensino médio, e agora? Caso já tenha finalizado o ensino médio, há diversas opções para dar continuidade aos estudos, como curso de inglês, graduação, entre outros.
Terminei a graduação, e agora? Também é possível encontrar profissionais com o diploma do ensino superior que após a graduação, por diferentes motivos, não iniciaram outras qualificações. No entanto, é importante que, mesmo depois dos 40, o profissional invista em outras capacitações como uma forma de se manter competitivo no mercado de trabalho.
A dificuldade para conciliar o trabalho e vida familiar com os estudos é uma das principais causas de desânimo para voltar a estudar. O ensino a distância tem auxiliado estudantes que precisam de maior flexibilidade nos horários, sem a obrigação de comparecer diariamente a uma instituição de ensino. Mas, é importante analisar as vantagens e desafios da educação a distância e escolher a modalidade mais adequada.
O fator financeiro também interfere na decisão de voltar a estudar. Com mais de quarenta anos é comum possuir maiores responsabilidade, o que pode dificultar o investimento necessário para a formação e qualificação.
As bolsas de estudo são a principal opção para quem deseja descontos nas mensalidades. Para conseguir o benefício basta realizar uma inscrição gratuita no site do Educa Mais Brasil. Escolha a modalidade do curso (graduação, pós-graduação, curso de idiomas, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, EJA, etc), informe a sua cidade e verifique as bolsas disponíveis. Clique em Quero esta Bolsa, realize o cadastro e aguarde o retorno do programa.
Pode parecer impossível, mas diversas pessoas conseguem voltar a estudar até muito depois dos quarenta anos, geralmente é como realizar um sonho e voltar a frequentar a sala de aula, tem sido motivo de orgulho para todos os familiares dos envolvidos.